
A Subida às Montanhas
Biblioteca → Nas Montanhas do Cáucaso
← Anterior | Índice | Próximo →
A ascensão do eremita às montanhas e a descrição poética da beleza montanhosa que se abriu ao seu olhar.
Durante minha permanência nas florestas de Kuban, nas cabeceiras do rio Urup — lugares desabitados, silenciosos e afastados — veio-me certa vez o desejo de sair de minhas profundas tocas, brenhas e abismos da terra, nos quais sempre me encontro, segundo o costume de minha vida eremítica, e subir às mais altas cordilheiras que circundam nossa região, relativamente baixa. Elas são chamadas, no dialeto local, de “montanhas nuas”, porque ali não há vegetação alguma, mas somente pedras e penhascos rochosos, precipícios e agulhas montanhosas; é verdade que, aqui e ali, existem algumas áreas planas, mas também estas estão cobertas de pequenas pedras.
A isso também me impelia o desânimo que se abatera sobre mim — essa terrível enfermidade da alma, conhecida apenas pelos silenciosos, que, por amor a Cristo, conduzem sua vida nas montanhas e cavernas, em completo afastamento da convivência humana.
E, além de tudo isso, havia no coração alguma esperança secreta de que talvez pudéssemos encontrar algo especial: algum verdadeiro servo de Deus, um companheiro eremita, que labutasse pelo Nome do Senhor nesses lugares tão penosos, onde raramente, e talvez nunca, passa sequer o pé de um caçador. Muitas vezes chegava até nós o rumor de que tais eremitas viviam ali, sem sair, no interior dessas regiões, em pequenos agrupamentos, e que possuíam suas próprias igrejas, sacerdotes e toda uma estrutura doméstica.
Acontecia, por vezes, que um deles saía dali por alguma necessidade até algum povoado do mundo e, cumprida a tarefa, retornava rápida e prontamente ao seu tão desejado retiro, repleto de paz espiritual e alegria celestial. E, na maior parte das vezes, seu caminho se fazia pelas alturas das montanhas, por lugares difíceis e quase intransitáveis.
Era justamente encontrar um homem assim que, secretamente, pressentíamos em nosso coração; e, como veremos mais adiante, esse pressentimento não nos enganou.
Tomando alguns biscoitos secos, partimos de manhã cedo com meu noviço, rastejando pelas encostas íngremes e saliências das montanhas, subindo, agarrando-nos com as mãos aos galhos das árvores, às raízes e às pedras, onde e como era possível, atravessando ravinas e precipícios e ascendendo cada vez mais alto.
Devido à fraqueza de nossas forças, somente à tarde, e com grande dificuldade, alcançamos a fronteira onde terminava a vegetação e começavam os penhascos rochosos e as agulhas pontiagudas, que se projetavam no ar, elevando-se acima de toda a região como vigilantes sentinelas que, incessantemente, observassem toda a redondeza.
Em muitas delas já não havia qualquer possibilidade de subir, pois se elevavam abruptamente, verticalmente; em algumas, porém, ainda era possível ascender, graças às saliências e à inclinação das encostas.
Tendo encontrado um lugar conveniente, sentamo-nos para descansar — ou, talvez, mais propriamente, para passar a noite. Ao olharmos ao redor, percebemos que estávamos a uma altura assustadora, acima de todo o espaço visível; toda a região circundante encontrava-se sob nossos pés.
E então abriu-se diante de nossos olhos uma visão surpreendente das cordilheiras e uma beleza extraordinariamente pitoresca da região, em todas as direções e por toda a extensão até o próprio horizonte, até onde alcançava o olhar. O espetáculo era verdadeiramente indescritível, semelhante ao qual dificilmente se poderia encontrar em algum outro lugar, pois a natureza caucasiana é excepcional, singular e, talvez, única em toda a face da Terra.
O sol inclinava-se para o ocidente e, com seus raios, dourava toda a região: os cumes das montanhas, os profundos precipícios que se abriam em trevas e infundiam temor, e as pequenas clareiras que, aqui e ali, apareciam entre as montanhas, cobertas de verde.
Não há possibilidade de representar a disposição das montanhas, sua vastidão, sua beleza e sua maravilhosa diversidade, que enchem o espectador de assombro, estando acima de toda palavra e pensamento. As montanhas apresentavam-se como uma espécie de colunas de formas diversas, algumas extraordinariamente belas, outras extremamente desajeitadas, estendendo-se em uma longa fileira que, por vezes, de repente e de modo ousado, era interrompida por um terrível precipício; depois por outro e por um terceiro; em seguida começava novamente e continuava até um novo abismo, para então, ao longe, desaparecer por trás de novas alturas montanhosas.
Ora apresentavam um aspecto deformado, entremeado e de uma diversidade extrema, de modo que a forma de seus contornos não poderia ser transmitida por palavra alguma. Pareciam como se, em meio a um violento tremor, tivessem sido subitamente transformadas em uma condição petrificada.
E que formas estranhas não se apresentavam ali aos olhos!...
Ora, como dois irmãos que, amorosamente abraçados, seguem juntos pelo caminho: assim duas rochas, entrelaçadas uma à outra, permaneciam em um lugar aberto, junto à parede da montanha.
Ora, como acontece numa luta, quando um, tendo derrubado o outro, coloca os pés sobre seu peito, assim também ali uma rocha estava sobre outra, mostrando, por seu aspecto guerreiro, como que a vitória e a sujeição de seu rival.
Ali parecia haver um caçador que, inclinado, se preparava para atingir com uma flecha a fera que seria sua presa.
Em outro lugar, amontoados em um só grupo, um conjunto de pequenos montículos lembrava uma família de filhotes que a galinha reúne sob suas asas.
E eis que, afastada deles, erguia-se uma montanha de extensão imensurável, de uma grandeza desmedida, que atraía a atenção por sua enorme vastidão. Com contornos regulares e belos, destacando-se em meio a tudo o que a circundava, ela elevava triunfal e majestosamente seu gigantesco corpo e sua poderosa cabeça quase até as nuvens e, visivelmente, dominava toda a multidão das montanhas ao redor, sendo para elas como que uma rainha ou, antes, uma mãe.
Algumas montanhas apresentavam a semelhança de majestosas catedrais, coroadas por cúpulas; outra agulha, como uma flecha, subia para o alto, sem dúvida indicando ao homem, por meio disso, o caminho para os céus; em outro lugar, uma rocha assumia a aparência de um urso ou de uma tartaruga; outra tomava uma forma disforme ou simplesmente permanecia como um amontoado de pedras comuns.
Nos lugares mais baixos, como que afastados das montanhas, apareciam espaços mais tranquilos, cobertos de verde, e neles espalhavam-se rebanhos de asiáticos pastando; de longe, pareciam pontos negros que se moviam lentamente sobre o fundo verde.
Ao longo das margens de alguns lados daquela região, longas fileiras de árvores permaneciam alinhadas e belas, como se tivessem sido plantadas por uma mão habilidosa. Pareciam-se com aquilo que ocorre na guerra, quando, preparando-se para a batalha, regimentos se colocam diante de outros regimentos.
Até nossos ouvidos chegava, quase imperceptível, o fraco som do rio Urup, que corria lá embaixo, ao pé das montanhas.
Em todo o espaço ao nosso redor reinava um silêncio mortal e um perfeito mutismo: era a ausência de toda agitação da vida cotidiana. Ali, longe do mundo, a natureza celebrava seu repouso da agitação e manifestava o mistério do século futuro.
Em poucas palavras: aquilo era o reino da paz espiritual e da serenidade — um mundo novo, incomparavelmente melhor do que aquele em que vivem os homens — a libertação da alma de tudo o que é material, terreno e corporal; a liberdade do espírito, a vida própria de sua natureza imaterial.
Era um templo não feito por mãos humanas do Deus vivo, onde cada coisa proclamava a Sua glória e cumpria o serviço divino por meio de seu discurso silencioso, porém compreensível, pregando a todos a Sua onipotência, Sua força sempiterna e Sua divindade.
Voltamos o olhar para trás e fomos surpreendidos por uma nova e extraordinária visão: cadeias de montanhas cobertas de neve estendiam-se ao longo da linha do horizonte e, banhadas pelos raios do sol, pareciam arder em chamas.
Visão maravilhosa e verdadeiramente encantadora!!!
Ali também se avistava a célebre montanha Elbrus, conhecida em todo o Cáucaso, cujo cume nevado ardia como ouro sob os raios do céu vespertino.
Em suma, diante de nós estava uma paisagem de beleza indescritível! O livro da natureza abria-nos ali algumas de suas páginas mais magníficas, e víamos e líamos por toda parte as forças manifestas de Deus e, mediante a contemplação da criação, conhecíamos as perfeições invisíveis de Deus (Rm 1,20).
A vastidão ilimitada do espaço, espalhando-se em todas as direções como um mar sem margens, impressionava-nos com sua majestade e levava o pensamento para muito além dos limites de tudo quanto é temporal. Ela nos fazia lembrar a infinita onipotência de Deus e Seu domínio sem limites, Seu poder soberano e Sua onipresença, e infundia em nós o sentimento de temor e reverência que, sem dúvida e sem exceção, toda criatura Lhe deve, como Pai da natureza e Criador de todas as coisas.
O silêncio das montanhas e dos vales gerava um novo sentimento — era um estado de silêncio e repouso inexprimíveis, pelos quais estavam envolvidos todos os nossos sentimentos e disposições da alma; era uma alegria silenciosa e espiritual — era a voz de uma brisa suave, onde está o Senhor (3 Rs 19,12).
E, de fato, o Espírito de Deus, que está em toda parte, tudo preenche e sustenta toda a criação visível e invisível, de algum modo se fazia ouvir mais próximo e de maneira mais perceptível ao coração e, com uma efusão mais plena, preenchia todas as forças interiores da alma, algo que jamais havia acontecido conosco antes.
E assim permanecíamos sentados e em silêncio, contemplando e maravilhando-nos, e alimentávamos nossos corações com santo arrebatamento, vivendo aqueles momentos elevados da vida interior em que o homem sente a proximidade do mundo invisível, entra em doce comunhão com ele e percebe a terrível presença da Divindade.
Nesse momento, preenchido de sentimentos santos, ele esquece tudo o que é terreno. Seu coração, aquecendo-se como cera diante do fogo, torna-se capaz de receber as impressões do mundo superior. Arde com o mais puro amor a Deus, e o homem saboreia a bem-aventurança da comunhão interior com Deus; sente, em seu íntimo, que os breves dias de sua existência terrena lhe são concedidos não para a agitação mundana, mas para adquirir a eternidade.
Tendo experimentado esse estado elevado e espiritual, involuntariamente fazemos a nós mesmos uma pergunta reverente: por que o Senhor Altíssimo ocultou tão longe do mundo a glória de Sua sábia criação — em lugares inacessíveis, em meio às montanhas, cavernas e abismos da terra?...
E somente poucos habitantes do deserto a contemplam, eremitas retirados do mundo...
Nós, porém, não consideramos conveniente falar sobre isso, para não causar dano em vez de benefício, tanto àqueles que vivem no deserto e não têm possibilidade de alcançar tal estado, embora o desejassem, quanto, sobretudo, àqueles que consideram esse modo de vida inteiramente inútil, não compreendendo seu conteúdo e sua força interior.
O melhor é que cada um contemple essa questão de acordo com a medida de seu próprio horizonte intelectual.
← Anterior | Índice | Próximo →
Biblioteca → Nas Montanhas do Cáucaso







