textos sobre hesicasmo

  • Entrevista com Jean-Yves Leloup

    Padre ortodoxo e pessoa de intensa vida espiritual, Jean-Yves Leloup diz em entrevista exclusiva que o ser humano pode ser um pacificador num mundo em guerra, mas precisa, primeiro, investir na busca da paz interior e na entrega e confiança em Deus.



  • Sobre a Lembrança da Morte

    Sobre a Lembrança da Morte

    Devemos lembrar que somos poeira e ao pó retornaremos. A meditação diária sobre essas realidades tem sido sustentada pelos Padres do Deserto como essencial para a vida espiritual e como um meio de evitar o pecado; mas sobretudo como forma de atender às palavras de nosso Senhor, que nos adverte que não conhecemos nem o dia nem a hora...


  • Não tenha medo

    Como sacerdotes, nossa verdadeira nação é a Igreja, e a cabeça de nossa nação é o próprio Cristo. Portanto, nossa resposta pastoral à loucura do cenário político mundial deve ser ajudar nosso povo a permanecer calmo e não sucumbir à raiva, ao desespero ou ao medo.



  • 15 Pontos sobre a Oração do Coração

    15 Pontos sobre a Oração do Coração

    Meu irmão, continue orando com a sua boca até que a graça divina ilumine-vos a orar também com o coração. Então, uma celebração divina terá lugar dentro de você de uma maneira maravilhosa, e você não vai mais orar com a boca, mas com a atenção que trabalha no coração.

  • O Silêncio

    O Silêncio

    O silêncio é a linguagem da era por vir - assim diz o famoso ditado de Santo Isaac, o Sírio. Ele fala, não dogmaticamente de uma falta de ruído audível no céu, mas do mistério de como Deus vem a nós aqui e agora...




  • Controlar a Raiva

    Controlar a Raiva

    Uma das doenças comuns que todos enfrentamos é a raiva. Ela pode ser desencadeada de muitas maneiras, geralmente quando alguém se opõe ao que nós pensamos que deve ser feito. Claro que devemos tentar eliminar as causas da raiva, mas também temos de estar preparados para lidar com isso quando nós inevitavelmente sucumbirmos a ela.