novidades do site

Sobre a Lembrança da Morte

Sobre a Lembrança da Morte

Devemos lembrar que somos poeira e ao pó retornaremos. A meditação diária sobre essas realidades tem sido sustentada pelos Padres do Deserto como essencial para a vida espiritual e como um meio de evitar o pecado; mas sobretudo como forma de atender às palavras de nosso Senhor, que nos adverte que não conhecemos nem o dia nem a hora. 




Mais...


Não tenha medo

Como sacerdotes, nossa verdadeira nação é a Igreja, e a cabeça de nossa nação é o próprio Cristo. Portanto, nossa resposta pastoral à loucura do cenário político mundial deve ser ajudar nosso povo a permanecer calmo e não sucumbir à raiva, ao desespero ou ao medo.



Mais...


15 Pontos sobre a Oração do Coração

15 Pontos sobre a Oração do Coração

Meu irmão, continue orando com a sua boca até que a graça divina ilumine-vos a orar também com o coração. Então, uma celebração divina terá lugar dentro de você de uma maneira maravilhosa, e você não vai mais orar com a boca, mas com a atenção que trabalha no coração.




Mais...


O Silêncio

O Silêncio

O silêncio é a linguagem da era por vir - assim diz o famoso ditado de Santo Isaac, o Sírio. Ele fala, não dogmaticamente de uma falta de ruído audível no céu, mas do mistério de como Deus vem a nós aqui e agora.




Mais...


Controlar a Raiva

Controlar a Raiva

Uma das doenças comuns que todos enfrentamos é a raiva. Ela podem ser desencadeada de muitas maneiras, geralmente quando alguém se opõe ao que nós pensamos que deve ser feito. Claro que devemos tentar eliminar as causas da raiva, mas também temos de estar preparados para lidar com isso quando nós inevitavelmente sucumbirmos a ela.





Mais...


Vigilância e Oração

Vigilância e Oração

A cura de nossa mente doente começa com o sacrifício do nosso "homem velho", o corte das paixões, o arrependimento. Ao falar da cura da mente (nous), os Santos Padres colocam muita ênfase na prática da vigilância. Devemos em todos os momentos... 



Mais...


O Poder da Oração

O Poder da Oração

A oração tem tanto poder e força que poderíamos dizer: “Ore, e faça o que quiser”, pois a oração o guiará para o ato direito e justo. Para agradar a Deus, não é preciso mais do que amor. “Ame, e faça o que quiser, diz santo Agostinho.





Mais...


Estamos no Exílio: sobre o Vazio Interior

Sobre o Vazio Interior

As pessoas sentem-se infelizes e não sabem o porquê. Elas sentem que algo está errado, mas não sabem apontar exatamente o quê. Elas se sentem desconfortáveis no mundo, confusas e frustradas, alienadas e afastadas, e elas não podem explicar. Elas têm tudo, e ainda querem mais. E quando conquistam, sentem-se ainda vazias e insatisfeitas...


Mais...


A Oração Perpétua 

Relatos Inéditos de um Peregrino Russo - A Oração Perpétua

Relatos Inéditos de um Peregrino Russo
O Segredo da Salvação Revelado pela Oração Perpétua 

Quanta experiência e sabedoria existem aí, e como essas instruções dos Padres estão próximas do coração! Com sua experiência e simplicidade, eles lançam uma luz sobre os meios de conduzir a alma à perfeição. E que contraste com as instruções morais da razão teórica! 

Mais...


Por que Oramos... 

Por que Oramos...

Por que Oramos... 

Um jovem perguntou ao mestre: “O que é orar?”. E o mestre respondeu: “Orar é experimentar Deus!”. Ficou do mesmo jeito, na cabeça do jovem... e aí ele perguntou: “E o que é experimentar Deus?”. E o mestre explicou: “Experimentar Deus é cheirar a Deus!”.  Piorou! O nó se apertou na cabeça do jovem... e ele ousou ainda perguntar: “Mas... o que é cheirar a Deus?”. E foi então que o mestre contou uma parábola:


Mais...


Notificação por Email

Quer ser notificado por email quando novos conteúdos forem postados ou o site for atualizado? Informe seu email no campo abaixo e clique no botão "Subscrever"


Contato

Utilize o formulário abaixo para falar conosco.
CAPTCHA