Novidades do Site

Encontrando um Pai Espiritual

Encontrando um Pai Espiritual

Encontrar um pai espiritual, em um sentido, é muito difícil e pode levar uma vida inteira. De fato, se encontrar um pai espiritual significa que estamos procurando um relacionamento com um mentor espiritual que seja como o que se lê na Filocalia ou nos Apotegmas dos Padres do Deserto, ou...




Mais...


A Vida Espiritual do Sacerdote Cristão

A Vida Espiritual do Sacerdote

É certo, naturalmente, que ao falarmos em oração devemos estar alertas à inclinação de pensarmos nela simplesmente como meio de conseguirmos o auxílio de Deus como nos convém. Contudo, para o sacerdote, é ela a única fonte de poder pastoral...




Mais...


Uma Estória Inspiradora

Há um incidente muito instrutivo envolvendo a vida de Alexandre, o Grande Rei da Macedônia. Alexandre, depois de conquistar muitos reinos, estava voltando para casa. No caminho, ele adoeceu e isto o levou para o leito de morte. Cara a cara com a morte...



Mais...


A Fé Que Não Salva

Desde os primeiros séculos do cristianismo, quando o texto grego do Evangelho foi traduzido para o latim, principiou a funesta associação de crer com fé . A palavra grega para fé é pistis , cujo verbo é pisteuein.



Mais...

Sobre a Lembrança da Morte

Sobre a Lembrança da Morte

Devemos lembrar que somos poeira e ao pó retornaremos. A meditação diária sobre essas realidades tem sido sustentada pelos Padres do Deserto como essencial para a vida espiritual e como um meio de evitar o pecado; mas sobretudo como forma de atender às palavras de nosso Senhor, que nos adverte que não conhecemos nem o dia nem a hora. 




Mais...


Não tenha medo

Como sacerdotes, nossa verdadeira nação é a Igreja, e a cabeça de nossa nação é o próprio Cristo. Portanto, nossa resposta pastoral à loucura do cenário político mundial deve ser ajudar nosso povo a permanecer calmo e não sucumbir à raiva, ao desespero ou ao medo.




Mais...


15 Pontos sobre a Oração do Coração

15 Pontos sobre a Oração do Coração

Meu irmão, continue orando com a sua boca até que a graça divina ilumine-vos a orar também com o coração. Então, uma celebração divina terá lugar dentro de você de uma maneira maravilhosa, e você não vai mais orar com a boca, mas com a atenção que trabalha no coração.




Mais...


O Silêncio

O Silêncio

O silêncio é a linguagem da era por vir - assim diz o famoso ditado de Santo Isaac, o Sírio. Ele fala, não dogmaticamente de uma falta de ruído audível no céu, mas do mistério de como Deus vem a nós aqui e agora.




Mais...


Controlar a Raiva

Controlar a Raiva

Uma das doenças comuns que todos enfrentamos é a raiva. Ela podem ser desencadeada de muitas maneiras, geralmente quando alguém se opõe ao que nós pensamos que deve ser feito. Claro que devemos tentar eliminar as causas da raiva, mas também temos de estar preparados para lidar com isso quando nós inevitavelmente sucumbirmos a ela.





Mais...


Vigilância e Oração

Vigilância e Oração

A cura de nossa mente doente começa com o sacrifício do nosso "homem velho", o corte das paixões, o arrependimento. Ao falar da cura da mente (nous), os Santos Padres colocam muita ênfase na prática da vigilância. Devemos em todos os momentos... 



Mais...


Notificação por Email

Quer ser notificado por email quando novos conteúdos forem postados ou o site for atualizado? Informe seu email no campo abaixo e clique no botão "Subscrever"


Contato

Utilize o formulário abaixo para falar conosco.
CAPTCHA