A Filocalia Em Português


Nada nos pertence. O homem é apenas um pequeno ponto de conexão em meio a sucessão de inúmeras gerações. Cada homem e cada geração têm por tarefa receber a herança daqueles que os precederam e transmiti-la aos que o sucedem. Porém, neste retransmitir se dá uma transformação que é a sua contribuição específica, a marca de cada um e de cada geração que atua no tempo presente. O legado que nos ocupará aqui é a Filocalia do Padres Vigilantes, também denominada de Grande Filocalia. Até agora, o público de língua portuguesa (e espanhola) tinha dela apenas vagas notícias graças aos "Relatos de um Peregrino Russo" em que, junto com a Bíblia, era a única bagagem que transportava consigo. Portanto, esta palavra misteriosa, Philokalia, ressoará logo nas mentes de alguns. É possível que outros conheçam a pequena obra chamada "A Pequena Filocalia", publicada no Brasil pela editora paulus. Vale lembrar que se trata apenas de uma pequena seleção de textos da "Grande Filocalia", escolhidos a partir de um interesse específico, ou seja, a arte da Oração do Coração. A Grande Filocalia é muito mais extensa e envolve muitos outros aspectos da vida espiritual. É um legado precioso, um Tesouro Espiritual que recolhe mais de mil anos de experiência espiritual dos monges da Igreja Oriental. 

adaptação do texto fonte em: ecclesia.org

Baixar Arquivos

Todos os arquivos estão em formato .pdf

Clique com o lado direito do mouse nos links abaixo e selecione "salvar link como" ou "salvar destino como" para baixá-los.

Notificação Por Email

Quer ser notificado por email quando o site for atualizado? Informe seu email no campo abaixo e clique no botão "Subscrever"


Contato

Utilize o formulário abaixo para falar conosco.
CAPTCHA